terça-feira, 31 de março de 2009

Ginástica Laboral

GINÁSTICA LABORAL
A vida do homem moderno, notadamente nos grandes centros urbanos, está cada vez mais voltada ao enfrentamento de situações críticas para sua subsistência, tais como alimentação, moradia, transporte, ensino, saúde e a própria manutenção do emprego, todas elas sabidamente, situações geradoras de stress. A administração deste stress, tem se mostrado uma ferramenta vital nas novas técnicas de administração empresarial, já que comprovadamente, a melhoria dos níveis de qualidade de vida, baseados nas situações críticas acima mencionadas, é hoje fator diferencial entre as empresas, na competição por produtividade, qualidade e desempenho comercial. Dentro deste enfoque, a Ginástica Laboral tem ganho destaque no Brasil nos últimos 02 anos, sendo utilizada como uma importante ferramenta, dentro do conjunto de medidas que visam prevenir o aparecimento de lesões músculo ligamentares ligadas a atividades dentro do ambiente de trabalho ( L.E.R. ou D.O.R.T. ). 

CONCEITO
A Ginástica Laboral, nada mais é do que a combinação de algumas atividade físicas que tem como característica comum, melhorar, sob o aspecto fisiológico, a condição física do indivíduo em seu trabalho, emprega exercícios de fácil execução que são realizados no próprio local de trabalho que contribuirão para um melhor condicionamento e desempenho físico, concentração e um melhor posicionamento frente aos postos de trabalho . 

OBJETIVO
A Ginástica Laboral tem como principal objetivo, prevenir o aparecimento de lesões músculo esqueléticas e/ou ligamentares devido a situações de stress. 

METODOLOGIA
Existem hoje no mercado, vários formatos de Programa de Ginástica Laboral e ao se escolher um determinado tipo de programa dever ser levado em consideração a realidade de cada empresa , elaborando um plano de ação adaptado as condições disponíveis. Todo programa de Ginástica Laboral dever ser desenvolvido após avaliação criteriosa de todos fatores do ambiente de trabalho e individual dos trabalhadores. 

APLICAÇÃO DO PROGRAMA
O Programa de Ginástica Laboral poderá ser aplicado em toda a empresa, iniciando nas áreas críticas de trabalho. 

Serão elaborados e aplicados exercícios de acordo com as exigências físicas laborais sobre as várias estruturas osteomusculoligamentares dos trabalhadores. 

Formas de aplicação: 

antes do início das atividades de trabalho, aquecendo o corpo e preparando-o para exercer a atividade laboral. 

durante a jornada de trabalho, com o objetivo de distensionar e compensar a musculatura sobrecarregada pelo trabalho, após a jornada de trabalho, com o objetivo de relaxar a musculatura e diminuir as tensões musculares provocadas pelo trabalho 

FREQÜENCIA DAS ATIVIDADES
As atividades físicas laborais devem ser aplicadas todos os dias da semana. 

MENSURAÇÃO DOS RESULTADOS
Deverá ser realizada a cada trimestre sendo de vital importância para a administração, correções necessárias e sucesso do Programa de Ginástica Laboral .

2 comentários:

  1. Pow os artigos tao sendo de excelente escolha, o blog ta bombando, valeu Diegao!

    ResponderExcluir
  2. Existe alguma legislação que regulamente a ginastica laboral ou mesmo a educação física no trabalho?

    parabéns pelo blog, está muito bacana

    ResponderExcluir