sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Fisioterapia nas Empresas - Saúde x Trabalho

Hoje o mundo empresarial convive com uma triste realidade : O aumento espantoso dos casos de doenças ocupacionais, que vem "mutilando" seus empregados, gerando para empresa altos gastos com assistência médica, processos judiciais e perda do aprveitamento da qualificação de seus empregados que são afastados por apresentarem quadro álgico intenso impedindo-os de realizarem suas tarefas no trabalho, no lar e até mesmo no lazer.

Tal realidade tem sido tema de grande destaque nas Semanas de Saúde das Empresas. A busca por soluções eficazes de controle e combate das doenças ocupacionais, tem sido um grande desafio para os empresários e profissionais de saúde que lidam com esta população.

Nós fisioterapeutas somos armas importantes nesta luta. A nossa presença dentro da empresa facilita as ações preventivas e curativas das mesmas, pois mediante uma série de dados colhidos em avaliações diversas (aplicação de questionários, análise da tarefa, avaliações posturais, avaliações de postos de trabalho etc.) somos capazes de trabalhar distintamente três grupos dento da empresa : assintomáticos, grupo de risco (pessoas que apresentão pré-disposição a desenvolver patologias) e sintomáticos, e desta forma aplicarmos as medidas cabíveis de prevenção e cura.

No que diz respeito as ações preventivas, nós fisioterapeutas atuamos incentivando os empregados a novos hábitos de vida, desenvolvendo dentro da empresa uma nova cultura saudável de consciência corporal e postural, gerando um bem estar físico e emocional no ambiente de trabalho, situação já comprovada na IBM- RJ, onde desenvolvemos um Programa de Ergonomia. Em relação ao processo de cura podemos destacar que ter um serviço de fisioterapia dentro da empresa é de suma importância, pois nós fisioterapeutas atuamos tratando os empregados que apresentam patologias osteomusculares de origens diversas, inclusive ocupacionais. Assim é oferecido ao trabalhador uma maior interação entre tratamento/trabalho, gerando maiores condições de uma rápida recuperação, pois o tratamento será realizado no próprio local de trabalho, evitando que o empregado apresente alguma dificuldade em iniciá-lo ou até mesmo conclui-lo por situações divresas ( falta de tempo, transporte difícil, clínicas afastadas de casa ou do trabalho etc.).

Considerando o relato acima, podemos concluir que nós fisioterapeutas temos uma "nova" área de atuação, na qual devemos nos qualificar para junto as empresas minoramos o sofrimento desta população que cresce a cada dia.

Autores:
Dra. Nivalda Marques do Nascimento

Dra. Roberta de Azevedo S. Moraes

Fonte: www.canalsaude.com.br

Um comentário:

  1. será que um alongamento antes de comesar o trabalho não seria bom para o trabalhador
    mande uma resposta para esse msn tomnem2009@hotmail.com

    ResponderExcluir