Constantemente as pessoas me perguntam sobre qual é a atuação do Fisioterapeuta no ambiente empresarial, mais especificamente nas indústrias; como esse profissional pode contribuir para a promoção da saúde dos colaboradores. Antes de elencar as atividades possíveis para o Fisioterapeuta no ambiente de indústria, preciso comentar um pouco sobre sua formação acadêmica.
O Fisioterapeuta e um profissional de nível universitário, com atuação focada inicialmente para a reabilitação de pacientes, entretanto, tem se mostrado muito útil quando seus conhecimentos são aplicados visando à prevenção de distúrbios de ordem ocupacional. Seu principal alvo de estudo é o movimento humano, não somente o movimento no seu sentido mais convencional (mexer um braço, andar etc.), mas todos os movimentos envolvidos na anatomia humana e em todos os níveis de complexidade.
O Fisioterapeuta quando da sua formação básica, possui autonomia para atuar em diversas áreas, como: Fisioterapia em traumatologia e ortopedia, Fisioterapia em ginecologia e obstetrícia, Fisioterapia cardíaca e respiratória, Fisioterapia do Trabalho e diversas outras.
Na grade do curso de Fisioterapia, existem disciplinas como, Anatomia, Biomecânica, Cinesiologia, Fisiologia humana, Fisiologia do exercício, Ergonomia; disciplinas que são essenciais pra quem pretende atuar com saúde no ambiente empresarial.
A triste realidade vivida no ambiente industrial, se tratando de LER/DORT, fez com que o Fisioterapeuta fosse um profissional com importante atuação nesse contexto, pois ele pode atuar tanto na prevenção, acompanhamento, tratamento e reabilitação das pessoas afetadas pro esse mal, mal esse que já está presente em todas as regiões do Brasil.
Como se dá a atuação propriamente dita
O Fisioterapeuta pode atuar em todos os aspectos no que tange a saúde no trabalho, desde o processo de seleção de funcionários, até a assistência técnica em casos de doenças ocupacionais.
Abaixo algumas das principais atuações do Fisioterapeuta no ambiente industrial:
- No processo de avaliação pré admissional, através de avaliação física minuciosa, o Fisioterapeuta pode identificar as condições físicas desse candidato, indicando a atividade mais compatível para seu biótipo ou condição física, pensando na prevenção de doenças, principalmente doenças de ordem musculoesqueléticas;
- No caso de pessoa com deficiência (PCD), realiza a avaliação física, acompanhamento, e direcionamento para posto mais compatível com a condição apresentada, visando o bem estar e a produtividade desse trabalhador;
- Faz adaptações nos postos de trabalho, a fim de evitar o aparecimento de doenças ocupacionais, contribuindo para uma maior produtividade;
- Elabora a análise ergonômica e se necessário o Laudo ergonômico dos postos de trabalho;
- Pode atuar com ginástica Laboral;
- Realiza tratamento de doenças ortopédicas quando a empresa dispõe de estrutura adequada para isso;
- Treina comitês de ergonomia;
- Gere programas de saúde ocupacional;
- Realiza palestras e treinamentos aos trabalhadores, desde transporte e levantamento de cargas a prevenção das DST, entre outros;
- Lidera equipes de promoção de saúde;
- Contribui com o SESMT na implantação e acompanhamento dos programas de saúde exigidos pelas Normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho (PPRA, PCMSO, PPR...);
- Auxilia o setor jurídico da empresa em questões relacionadas à saúde, principalmente envolvendo as LER/DORT.
As grandes empresas estão cada vez mais conscientes e já dispõe desse profissional no seu quadro de colaboradores, apesar de ainda não ser obrigatório por parte do ministério do trabalho através da Norma regulamentadora número 04 (quatro), que dispõe do dimensionamento do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT.
Diego Pontes Nascimento
Fisioterapeuta - Especialista em Ergonomia
CREFITO – 162828.F
Técnico em Segurança do Trabalho
MTE – 0004081
ola!
ResponderExcluirQual a diferença do ergonomista pro fisioterapeuta especialista em trabalho?
Olá desculpe a GRANDE demora em responder. O Fisioterapeuta do Trabalho é o profissional que fez e foi aprovado na prova de especialidade em Fisioterapia do Trabalho do COFITO. Ergonomista é um termo usado por profissionais que atuam ou que possuem alguma formação em ergonomia, entretanto, não há regra, norma, lei ou outra que preveja o uso ou mesmo o significado do termo. Há uma associação que usa o termo para profissionais que estão inscritos e são "certificados" por essa associação, porém, o terno é meramente ilustrativo, uma vez que não há lei ou regulamentacao que regulamente a atuação em ergonomia no Brasil. Abraço!
Excluir