quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dicas de ergonomia no escritório


Regule a cadeira
O encosto da cadeira deve ser ajustado para que ele toque as costas do usuário, formando um ângulo de 90 graus em relação ao solo. Ajuste a altura do assento da cadeira de forma a dobrar as pernas na altura dos joelhos num ângulo de 90 graus, com a planta dos pés e o calcanhar tocando o solo.
Acerte a distância do teclado
Ajuste a altura do teclado para que os ombros fiquem alinhados um em relação ao outro, os antebraços pousados naturalmente e sem exercer pressão sobre o tronco e os cotovelos numa altura ligeiramente superior ao tampo da mesa de trabalho. Procure não flexionar os pulsos mais do que 15 graus e mantenha o teclado a uma distância não tão longa que exija a total extensão do braço para manipulá-lo, nem tão curta que obstrua a área de trabalho ou prenda os cotovelos junto ao corpo.
Ajuste o monitor
Mantenha o monitor limpo e procure ajustar a intensidade de brilho e contraste para que não haja um esforço visual desnecessário. Ajuste a inclinação para alinhar os olhos com o topo da tela do vídeo. Se estiver usando algum documento como referência para digitar, posicione a folha na mesma distância que a tela, para evitar constantes mudanças de foco do olhar. Evite iluminação direta ou reflexos na tela.
Faça pausas
Organize a rotina de trabalho, evitando funções repetitivas. Programe paradas estratégicas a cada duas horas e procure levantar-se e circular nestes intervalos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário