O tempo poupado com estas simulações permite poupar dinheiro, mas também ter linhas de montagem praticamente perfeitas para produzir novos modelos. Também os trabalhadores saem beneficiados, com uma maior preocupação na ergonomia da linha. de produção.
A Ford Europa está a desenvolver uma fábrica virtual completa para simular todo o processo de produção na linha de montagem. Isto vai permitir à empresa melhorar a qualidade e cortar custos nas suas instalações de produção reais após a criação e análise das simulações em computador sobre todos os procedimentos da produção de veículos.
"Já começámos a trabalhar no nosso projeto de fábrica virtual, de modo a que não tenhamos de ir para a linha de montagem real para realizar testes ou pesquisar possíveis atualizações na fábrica", afirmou José Terrades, engenheiro de simulações, Ford Espanha.
"As fábricas virtuais vão permitir à Ford antever e otimizar a montagem de modelos futuros em qualquer uma das suas fábricas, em qualquer lugar do mundo. Com as avançadas simulações e ambientes virtuais que já temos à nossa disposição, acreditamos que isto é algo que a Ford pode alcançar num futuro muito próximo."
A Ford monta milhares de componentes em conjunto para fabricar um veículo. A simulação em computador do processo de montagem permite que a marca teste a construção do veículo antes de investir nos recursos necessários para uma linha de produção real. Em 1997, a Ford tornou-se o primeiro fabricante de automóveis a utilizar simulações em computador para planear a montagem de veículos nas suas instalações em todo o mundo. A simulação em computador é agora uma parte intrínseca dos processos da Ford.
"As simulações do processo de montagem final que utilizamos hoje em dia permitem-nos fazer muito mais do que simplesmente planear as nossas sequências de construção", disse Nick Newman, responsável de implementação, Ford Alemanha. "Podemos compor peça a peça um veículo completo num ambiente virtual como um enorme quebra-cabeças, avaliar a construção até ao mais ínfimo pormenor e pretendemos fazer ainda mais no futuro."
A Ford utiliza tecnologia sofisticada de câmaras para fazer o varrimento e digitalizar as suas instalações fabris do mundo real e assim criar ambientes virtuais de montagem em 3D ultra-realistas. A fábrica de Valência, em Espanha, está na liderança do desenvolvimento de ambientes de fábricas virtuais que têm o potencial de permitir avaliações remotas conduzidas a partir de qualquer ponto do mundo.
Projetores especiais e óculos polarizados com sensores de movimento são utilizados para criar cenários de realidade virtual interativos em 3D do ambiente de produção. As ações exigidas aos operadores da linha de montagem real são simuladas dentro desses ambientes para ajudar os especialistas da Ford em ergonomia a eliminar posturas difíceis e a otimizar os aspetos individuais do processo de montagem.
"Jack", o trabalhador virtual, pode simular as ações dos operários, de ambos os sexos, da linha de montagem para testar e avaliar os processos em detalhe, e que vai até à destreza dos dedos do operador dentro de um espaço fechado. O software avançado do "Jack" avalia as exigências do operador da vida real e revela 80% dos problemas de ergonomia do processo de montagem na fase de simulação.
Todas estas atividades podem reduzir a necessidade de criar protótipos físicos de veículos ou ferramentas para a avaliação. Isto representa um processo mais rápido e, por isso, mais barato.
Fonte: http://turbo.sapo.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário