sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ergonomia é investimento e gera retorno!!!



Você já ouviu falar em Ergonomia, com certeza. Creio que você tenha pelo menos um noção do que é Ergonomia. Mas, você usa as "Leis do Trabalho" no seu dia a dia?

Como Ergonomia já é sinônimo de"gastar", muitas empresas (empresários) não enxergam o benefício de "investir em ergonomia". Mas isso tende a mudar, já que isso realmente pode se tornar um processo lucrativo para as empresas.

Confira na tabela abaixo a Análise de custo/benefício e Retorno do Investimento (ROI) de algumas empresas que investiram em Ergonomia nos EUA em 2007, e os resultados obtidos.

ENTENDA A TABELA: O número indicado ao lado do nome da empresa significa o retorno (em dólares) para cada dólar investido em ergonomia. EXEMPLO: a Pepsi teve um retorno de $3,00 para cada $1,00 investido em ergonomia. Considere ai o aumento da produtividade, redução de índices de LER (lesões por esforços repetitivos), redução de faltas no trabalho, etc
fonte: Sefit.com.br

Resumindo, para cada dólar investido em Ergonomia, ganha-se $4,00 em produtividade.

Fonte: http://osteopatiaemcuritiba.blogspot.com/2010/05/invistir-em-ergonomia-da-dinheiro.html

sábado, 22 de janeiro de 2011

Edição 51 do segurito.



Enfim edição número 50 do jornal segurito.
Jornal de autoria do Eng. de Segurança Mário Sobral Jr.

Para baixar o arquivo copie o link abaixo.
http://rapidshare.com/files/445179648/SEGURITO_51.pdf

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Stress Provocado pelo trabalho - O grande desafio!

O stress laboral é um dos maiores desafios para a saúde e segurança dos trabalhadores europeus.
Quase um cada quatro trabalhadores é afectado pelo stress, havendo estudos que o apontam como responsável por 50% dos dias de trabalho perdidos.Os custos humanos e económicos são imensos.

O mais incrível é que algumas técnicas de gestão moderna apostam na pressão e no medo do despedimento ou do insucesso, gerando, entre outros feníomenos psicológicos, uma dinamica terrível de stress.Os suicídios recentes em empresas emblemáticas em França como a Renault e a France Telecom estão ligados a estas técnicas e ao stress.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011