sábado, 6 de outubro de 2012

A atuação do Fisioterapeuta nas Indústrias



  Constantemente as pessoas me perguntam sobre qual é a atuação do Fisioterapeuta no ambiente empresarial, mais especificamente nas indústrias; como esse profissional pode contribuir para a promoção da saúde dos colaboradores. Antes de elencar as atividades possíveis para o Fisioterapeuta no ambiente de indústria, preciso comentar um pouco sobre sua formação acadêmica. 

  O Fisioterapeuta e um profissional de nível universitário, com atuação focada inicialmente para a reabilitação de pacientes, entretanto, tem se mostrado muito útil quando seus conhecimentos são aplicados visando à prevenção de distúrbios de ordem ocupacional. Seu principal alvo de estudo é o movimento humano, não somente o movimento no seu sentido mais convencional (mexer um braço, andar etc.), mas todos os movimentos envolvidos na anatomia humana e em todos os níveis de complexidade.

  O Fisioterapeuta quando da sua formação básica, possui autonomia para atuar em diversas áreas, como: Fisioterapia em traumatologia e ortopedia, Fisioterapia em ginecologia e obstetrícia, Fisioterapia cardíaca e respiratória, Fisioterapia do Trabalho e diversas outras. 

  Na grade do curso de Fisioterapia, existem disciplinas como, Anatomia, Biomecânica, Cinesiologia, Fisiologia humana, Fisiologia do exercício, Ergonomia; disciplinas que são essenciais pra quem pretende atuar com saúde no ambiente empresarial. 

  A triste realidade vivida no ambiente industrial, se tratando de LER/DORT, fez com que o Fisioterapeuta fosse um profissional com importante atuação nesse contexto, pois ele pode atuar tanto na prevenção, acompanhamento, tratamento e reabilitação das pessoas afetadas pro esse mal, mal esse que já está presente em todas as regiões do Brasil. 

Como se dá a atuação propriamente dita 

  O Fisioterapeuta pode atuar em todos os aspectos no que tange a saúde no trabalho, desde o processo de seleção de funcionários, até a assistência técnica em casos de doenças ocupacionais. 

Abaixo algumas das principais atuações do Fisioterapeuta no ambiente industrial:

  • No processo de avaliação pré admissional, através de avaliação física minuciosa, o Fisioterapeuta pode identificar as condições físicas desse candidato, indicando a atividade mais compatível para seu biótipo ou condição física, pensando na prevenção de doenças, principalmente doenças de ordem musculoesqueléticas;
  • No caso de pessoa com deficiência (PCD), realiza a avaliação física, acompanhamento, e direcionamento para posto mais compatível com a condição apresentada, visando o bem estar e a produtividade desse trabalhador;
  • Faz adaptações nos postos de trabalho, a fim de evitar o aparecimento de doenças ocupacionais, contribuindo para uma maior produtividade;
  • Elabora a análise ergonômica e se necessário o Laudo ergonômico dos postos de trabalho;
  • Pode atuar com ginástica Laboral;
  • Realiza tratamento de doenças ortopédicas quando a empresa dispõe de estrutura adequada para isso;
  • Treina comitês de ergonomia;
  • Gere programas de saúde ocupacional;
  • Realiza palestras e treinamentos aos trabalhadores, desde transporte e levantamento de cargas a prevenção das DST, entre outros;
  • Lidera equipes de promoção de saúde;
  • Contribui com o SESMT na implantação e acompanhamento dos programas de saúde exigidos pelas Normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho (PPRA, PCMSO, PPR...);
  • Auxilia o setor jurídico da empresa em questões relacionadas à saúde, principalmente envolvendo as LER/DORT. 

  As grandes empresas estão cada vez mais conscientes e já dispõe desse profissional no seu quadro de colaboradores, apesar de ainda não ser obrigatório por parte do ministério do trabalho através da Norma regulamentadora número 04 (quatro), que dispõe do dimensionamento do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT.

Diego Pontes Nascimento
Fisioterapeuta - Especialista em Ergonomia
CREFITO – 162828.F
Técnico em Segurança do Trabalho
MTE – 0004081

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dicas de ergonomia no escritório


Regule a cadeira
O encosto da cadeira deve ser ajustado para que ele toque as costas do usuário, formando um ângulo de 90 graus em relação ao solo. Ajuste a altura do assento da cadeira de forma a dobrar as pernas na altura dos joelhos num ângulo de 90 graus, com a planta dos pés e o calcanhar tocando o solo.
Acerte a distância do teclado
Ajuste a altura do teclado para que os ombros fiquem alinhados um em relação ao outro, os antebraços pousados naturalmente e sem exercer pressão sobre o tronco e os cotovelos numa altura ligeiramente superior ao tampo da mesa de trabalho. Procure não flexionar os pulsos mais do que 15 graus e mantenha o teclado a uma distância não tão longa que exija a total extensão do braço para manipulá-lo, nem tão curta que obstrua a área de trabalho ou prenda os cotovelos junto ao corpo.
Ajuste o monitor
Mantenha o monitor limpo e procure ajustar a intensidade de brilho e contraste para que não haja um esforço visual desnecessário. Ajuste a inclinação para alinhar os olhos com o topo da tela do vídeo. Se estiver usando algum documento como referência para digitar, posicione a folha na mesma distância que a tela, para evitar constantes mudanças de foco do olhar. Evite iluminação direta ou reflexos na tela.
Faça pausas
Organize a rotina de trabalho, evitando funções repetitivas. Programe paradas estratégicas a cada duas horas e procure levantar-se e circular nestes intervalos.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Conceito Saúde - Serviços em Segurança do trabalho, Fisioterapia do Trabalho, Ergonomia e Saúde Ocupacional


CLICK NA IMAGEM PARA VISUALIZAR

A CONCEITO-SAÚDE- CONSULTORIA EM FISIOTERAPIA DO TRABALHO, ERGONOMIA E SAÚDE OCUPACIONAL é uma empresa prestadora de serviços voltados para promoção de qualidade de vida, cujo objetivo principal é proporcionar uma ambiente de trabalho saudável e agradável respaldando a empresa perante a justiça. Atuando em Fisioterapia do Trabalho, Ergonomia e Saúde Ocupacional em empresas dos mais diversos seguimentos, tais como indústrias, estabelecimentos comerciais, instituições de ensino, repartições publicas  etc. Dispomos de serviços como: Implantação de programa de Quick massage (massagem rápida); Avaliações pré- admissionais; Implantação de programa de ginástica laboral; Assistência técnica pericial, oferecendo suporte técnico judicial em questões de LER/DORT tanto para a justiça quanto para contestação do NTEP perante o INSS quando for o caso; Consultoria em Ergonomia com elaboração de laudos ergonômicos para os mais diversos fins.
A CONCEITO-SAÚDE zela pela ética, comprometimento e responsabilidade nos serviços que oferece aos seus parceiros, para isso conta com uma equipe de profissionais em continuo processo de aperfeiçoamento de suas habilidades técnicas.

Para contatos abra a imagem.