quinta-feira, 30 de agosto de 2012

MPT de Pernambuco fará audiência pública com empresas do setor de transporte visando a melhoria das condições de saúde (ambiental e ergonômica) dos funcionários de transporte urbano

No próximo dia 5 de setembro, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco realiza audiência pública com as empresas do setor de transporte coletivo do Grande Recife. Na ocasião, será apresentado o resultado da primeira etapa de pesquisa inédita sobre as condições de trabalho na atividade.

O evento acontece no auditório da Fundacentro, no Torreão, a partir das 14h.

A pesquisa, coordenada pelo Laboratório de Segurança e Higiene do Trabalho da Universidade de Pernambuco (UPE/LSHT) e do Laboratório de Ergonomia e Design Universal da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/LABERGODesign), tem como objetivo permitir que sejam identificados e medidos com exatidão os riscos à saúde desses trabalhadores de ônibus urbanos.

Com os dados, o MPT pretende reforçar a atuação na defesa da categoria, formada basicamente por cobradores, motoristas e fiscais.

Atualmente na instituição, há 14 procedimentos, a maioria iniciados a partir da denúncia de jornada excessiva, sete a oito horas em média, além das oito regulamentadas.

“Considerando apenas a jornada excessiva, já se tem um alto comprometimento da saúde desse trabalhador. A preocupação do MPT aumenta se ainda for considerado nesse ambiente de trabalho os fatores externos, como os ruídos intensos, em razão do trânsito e do barulho do motor, que muitas vezes fica na parte da frente do veículo; os assentos não são ergonômicos; o calor; e os engarrafamentos deixam os trabalhadores sentados numa mesma posição por diversas horas”, diz a entidade oficial.

Em abril, o MPT em Pernambuco participou da primeira audiência pública que apresentou à sociedade as diretrizes que serão adotadas no edital de licitação para contratação das operadoras de ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife.

Durante a audiência, o orgão notificou Grande Recife Consórcio de Transporte, operador público responsável pelo processo.

A recomendação teve por objetivo garantir melhores condições de trabalho aos funcionários do setor.

Na avaliação do órgão, com a licitação se poderá solucionar e amenizar o descumprimento das normas de segurança e saúde laboral pelas empresas que atualmente prestam o serviço na Região Metropolitana do Recife. O edital ainda não foi liberado pelo Governo do Estado.

Fonte: http://jc3.uol.com.br

domingo, 26 de agosto de 2012

Pós-Graduação em Biomecânica e Ergonomia

A biomecânica é uma ciência fundamental para quem atua ou pretende atuar com ergonomia, pensando nisso, a Fisiocursos em parceria com o professor Dndo. Jansen Atier Estrázulas, criou a pós-graduação em Biomecânica com foco em Ergonomia e selecionou os melhores profissionais da área para compor seu corpo docente.

Publico alvo: Profissionais graduados em Fisioterapia, Engenharia, Educação Física, Medicina, Biomedicina, Terapia Ocupacional, Quiropraxia, Enfermagem e outros profissionais envolvidos com o contexto da Ergonomia.

GARANTA A SUA VAGA!

Para mais informações abra a imagem e entre em contato pelos telefones ou e-mail do rodapé.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Parceria que promete - Conceito-Saúde e Orthofit



Muito em breve estará sendo inaugurada em Manaus, uma empresa de saúde ocupacional, voltada principalmente para a promoção da qualidade de vida dos trabalhadores aliada ao aumento da produtividade das empresas.
A Conceito-Saúde já conta com a parceria firmada entre a clínica Orthofit, clínica de Ortopedia e Fisioterapia com prestígio na cidade de Manuas, assim como conta com profissionais experientes em Fisioterapia do Trabalho, Ginástica laboral, Segurança do trabalho, e outros envolvidos com a saúde do trabalhador de um modo geral.
Aguarde...

sábado, 4 de agosto de 2012

Isso sim é Ergonomia - Ford está desenvolvendo fábrica virtual para otimizar seu processo produtivo e melhorar a saúde de seus trabalhadores.

O tempo poupado com estas simulações permite poupar dinheiro, mas também ter linhas de montagem praticamente perfeitas para produzir novos modelos. Também os trabalhadores saem beneficiados, com uma maior preocupação na ergonomia da linha. de produção.


A Ford Europa está a desenvolver uma fábrica virtual completa para simular todo o processo de produção na linha de montagem. Isto vai permitir à empresa melhorar a qualidade e cortar custos nas suas instalações de produção reais após a criação e análise das simulações em computador sobre todos os procedimentos da produção de veículos.
 
"Já começámos a trabalhar no nosso projeto de fábrica virtual, de modo a que não tenhamos de ir para a linha de montagem real para realizar testes ou pesquisar possíveis atualizações na fábrica", afirmou José Terrades, engenheiro de simulações, Ford Espanha.
 
"As fábricas virtuais vão permitir à Ford antever e otimizar a montagem de modelos futuros em qualquer uma das suas fábricas, em qualquer lugar do mundo. Com as avançadas simulações e ambientes virtuais que já temos à nossa disposição, acreditamos que isto é algo que a Ford pode alcançar num futuro muito próximo." 
 
A Ford monta milhares de componentes em conjunto para fabricar um veículo. A simulação em computador do processo de montagem permite que a marca teste a construção do veículo antes de investir nos recursos necessários para uma linha de produção real. Em 1997, a Ford tornou-se o primeiro fabricante de automóveis a utilizar simulações em computador para planear a montagem de veículos nas suas instalações em todo o mundo. A simulação em computador é agora uma parte intrínseca dos processos da Ford.


"As simulações do processo de montagem final que utilizamos hoje em dia permitem-nos fazer muito mais do que simplesmente planear as nossas sequências de construção", disse Nick Newman, responsável de implementação, Ford Alemanha. "Podemos compor peça a peça um veículo completo num ambiente virtual como um enorme quebra-cabeças, avaliar a construção até ao mais ínfimo pormenor e pretendemos fazer ainda mais no futuro."


 
A Ford utiliza tecnologia sofisticada de câmaras para fazer o varrimento e digitalizar as suas instalações fabris do mundo real e assim criar ambientes virtuais de montagem em 3D ultra-realistas. A fábrica de Valência, em Espanha, está na liderança do desenvolvimento de ambientes de fábricas virtuais que têm o potencial de permitir avaliações remotas conduzidas a partir de qualquer ponto do mundo. 
 
Projetores especiais e óculos polarizados com sensores de movimento são utilizados para criar cenários de realidade virtual interativos em 3D do ambiente de produção. As ações exigidas aos operadores da linha de montagem real são simuladas dentro desses ambientes para ajudar os especialistas da Ford em ergonomia a eliminar posturas difíceis e a otimizar os aspetos individuais do processo de montagem.
 
"Jack", o trabalhador virtual, pode simular as ações dos operários, de ambos os sexos, da linha de montagem para testar e avaliar os processos em detalhe, e que vai até à destreza dos dedos do operador dentro de um espaço fechado. O software avançado do "Jack" avalia as exigências do operador da vida real e revela 80% dos problemas de ergonomia do processo de montagem na fase de simulação. 
 
Todas estas atividades podem reduzir a necessidade de criar protótipos físicos de veículos ou ferramentas para a avaliação. Isto representa um processo mais rápido e, por isso, mais barato.


Fonte: http://turbo.sapo.pt