segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O Novo símbolo da fisioterapia do trabalho.


Agora pouco, por curiosidade tentei encontrar na internet o símbolo da fisioterapia do trabalho e por incrível que pareça, não encontrei nada. Pensando nisso tomei a liberdade de criar um símbolo para que essa especialidade tão promissora da fisioterapia possa ter uma cara, uma imagem que só de olharmos já vamos saber de que especialidade se trata. Criei esse símbolo com base no nosso brasão e também um tipo de engrenagem na cor verde que simbolizará o trabalho, logo, esse símbolo é perfeito ao meu ver para caracterizar a Fisioterapia do trabalho.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Curso Cinesiologia Aplicada ao Trabalho - Complexo Articular do Ombro


Curso Cinesiologia Aplicada ao Trabalho
Complexo Articular do Ombro
Curso a Distância com Carga horária: 40h/aulas.

Público Alvo: Acadêmicos de fisioterapia, fisioterapeutas e pessoas interessadas na área.

Objetivo:

Ressaltar a importância da análise do movimento humano como ferramenta indispensável para a prática profissional do fisioterapeuta.

Identificar ossos e seus acidentes, ligamentos, músculos, articulações do complexo do ombro, preparando o aluno para a análise do movimento.

Sistematizar a observação do complexo do ombro, transformando-a em conhecimento para aplicação prática no âmbito laboral.

Conteúdo Programático:

- Introdução

- Osteologia

- Artrologia

- Considerações finais

- Referências bibliográficas

Ministrante:

Paulo de Tarso Lopes de Magalhães

Fisioterapeuta - UEPA

MBA executivo em Administração Hospitalar e Gestão em Serviço de Saúde

Professor do Curso de Fisioterapia - Cinesiologia - UFAM

Professor na modalidade à distância – CREFIT

Assessor Técnico em Fisioterapia – SEMED/AM


Inscrições: http://crefit.com.br/detalhes_produto.php?cod_produto=33&cod_categoria=43

A nova cara da Fisioterapia Amazonense.


Na presente data foi realizada na assembléia legislativa do Estado do Amazonas, Sob Presidência do Deputado Estadual Belarmino Lins e autor da idéia Vicente Lopes, uma homenagem ao dia do Fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, também fizeram parte a da mesa o Presidente do Sindicato SINFITO-AM – Marcos Ramos, a Representante do Crefito – Dr. LAbibi 12 -, o represente da delegacia do crefito-12 no Estado do Amazonas - Marcos Giovani, Representantes do Exercito e Aeronáutica, Representante do Centro Técnico de Fisioterapia da Assembléia Legislativa-, e representante do Governador do Estado do Amazonas – Dr.Cristiane.

Profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais das instituições publicas e Privadas, professores e acadêmicos da: UFAM, UNINORTE, NILTO LINS, UNIP, FAMETRO, SOBRTI e Deputados Estaduais também fizeram parte do coro que assistiu a justa homenagem a este profissional. Muito se agradeceu, mas também muito se reconheceu. A fisioterapia no Brasil dos seus 41 anos e no Amazonas a menos de dez já muito conquistou, contudo esta longe do ideal de reconhecimento seja: salarial, estrutural ou de atendimento a população.

Um passo importante foi dado hoje, embora ainda pequeno, outros passos virão não isoladamente ou desorganizado como se pensava que era esta categoria de profissionais. Demonstramos que estamos mais unidos que nunca e com força política, a palavra de ordem agora é organização dos projetos futuros se quisermos da o seguinte passo. É preciso que você profissional consciente desta luta se especialize ainda mais, publique artigos, esteja envolvido nos projetos de saúde publica, some conosco nas assembléias e manifestações publicas mostrando a cara da fisioterapia e terapia ocupacional no Estado do Amazonas.

A todos, Parabéns! Por esse dia que apenas começou, porém já é marco em nossa historia.
Dia 16/10/10, a parti das 9h, espero vocês na praça da policia agora com a população de Manaus demonstrando as diversas habilidades da fisioterapia e terapia ocupacional, desmistificando a marca de apenas massagista que carrega nossa classe e esclarecendo o quanto ela é essencial para a população Manauara nas suas diversas especialidades seja, neurologia, geronto, gineco, acupuntura, traumato, dermato, UTI, laboral, pericial, Gestão e outras.

Atenciosamente

Fisioterapeuta Jackson dos Santos Pacheco, Diretor de Administração e Patrimônio da comissão diretiva do SINFITO-Am e Especializando em fisioterapia intensivaSOBRATI/Manaus

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dia do Fisioterapeuta!


Amanhã, 13 de outubro é dia do fisioterapeuta. Vamos comemorar essa data tão importante para a saúde brasileira, vamos celebrar esse profissional que com muita dedicação tem prestado um serviço de tamanha importância para a população. É dia também de continuarmos nossa jornada de solidariedade, sugiro para os interessados, que no próximo ano, 2011, nesta data, nos juntemos para criarmos o dia da solidariedade para que além de divulgarmos essa data que por muitas vezes já passou em branco e que pelo que tudo indica nesse ano de 2010 não será muito diferente, fazermos aquilo para que nós fomos ensinados, ajudar as pessoas. para os que queiram aderir a idéia entrem em contado. é importante que nós nos organizemos desde já para que o maior número de profissionais e acadêmicos possam de fato se empenhar para que essa idéia aconteça.
Ajude a divulgar... Contato: diego-dpn@hotmail.com

O que é auxilio acidente?

É o benefício a que têm direito os segurados e seguradas quando sofrem um acidente do qual resultam sequelas que reduzem permanentemente a capacidade de trabalho. É concedido aos que recebiam auxílio-doença previdenciário (sem relação com o seu trabalho) ou acidentário (resultante de um acidente de trabalho).
O auxílio-acidente é concedido, após avaliação do perito médico do INSS, se for constatada sequela definitiva relacionada na legislação que reduza a capacidade para o trabalho que o segurado habitualmente exercia. O auxílio-acidente tem caráter de indenização. Por isso, pode ser acumulado com auxíliodoença (que não decorra do mesmo motivo), salário família,salário-maternidade, pensão por morte e auxílioreclusão. O benefício deixa de ser pago quando o trabalhador se aposenta, pois, neste caso, ele integra o cálculo da aposentadoria.


• Quem tem direito:

Têm direito ao auxílio-acidente o trabalhador empregado (exceto o doméstico), o trabalhador avulso e o segurado especial.


• Documentação Necessária:

O segurado não precisa apresentar documentos para receber o auxílio-acidente, pois são apresentados quando é requerido o auxílio-doença, que precede esse benefício.




Atenção

Ao emitir parecer contrário ao benefício, com base na legislação, o perito médico não indica a inexistência de uma doença. Afirma que, naquele momento, o segurado é capaz de realizar as atividades de trabalho declaradas.


Leia mais: http://www.blogsegurancadotrabalho.com.br/2010/10/o-que-e-auxilio-acidente.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+blogsegurancadotrabalho+%28%7C+Blog+Seguran%C3%A7a+do+Trabalho+%7C%29#ixzz129nkNcuH